Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Caldo de Legumes


O caldo é uma das etapas mais importantes da cozinha. Geralmente na cozinha caseira dispensamos, mas eu acho que faz diferença e vale a pena investir. Senão não se venderia tantos tabletinhos de caldo de carne, galinha (eca!) e legumes. 

Quem assistiu Ratatoullie, viu que Remi conquista o chef com um caldo bem feito. Segundo a Selma, amiga de longa data e cozinheira, é o segredo dos restaurantes.

Quem quiser, continue comprando seus caldos em tabletes, com bastante sódio e sabe Deus o que mais. Quem quiser algo mais saudável, sem conservantes, sem sal ou gordura pode fazer em casa. Eu acho que vale a pena.

Em uma panela grande coloque 3 litros de água para ferver. Ali acrescente talos de cebolinha, salsinha, manjericão, um tomate, louro, meio pimentão, uma cebola, talos de couve, cenoura, orégano, alho, pimenta dedinho etc... Sentiu que é mais ou menos "o que vc tiver em casa"? Alguns caldos começam refogando alho e cebola no óleo, mas eu faço sem gordura. Deixe este "caldeirão de bruxa" cozinhar em fogo baixo até reduzir pela metade o volume. Pronto. Deixe esfriar e coe. Eu guardo em garrafinhas pet de meio litro na geladeira.

Caldo de legumes é bom de fazer naquele dia de feira, quando vc higieniza os alimentos e organiza a geladeira. Dá para usar aquela folhinha que murchou, aquele talinho que vc não pica... Não é comida estragada, mas é aproveitar para consumir algo que não está tão bonito assim. Também dá para fazer enquanto prepara uma salada, um cozido ou algo assim...