Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sfiha Vegana e Queijo de Mandioquinha


Para quem decide se tornar vegetariano, um dos dilemas são os queijos. Aquele queijo da pizza, do bauru, do espetinho no final de semana. Pão de queijo... ahhh!

Se pararmos para pensar na crueldade do trato com as matrizes leiteras e na qualidade duvidosa do nosso leite (sem contar os escandalos de produtos tóxicos), resistimos ao queijinho. Mas para tudo nesta vida tem um jeito, menos a morte.

Os queijos vegetais são uma escolha. Não coloco como um substituto, mas como uma nova opção. Se tornar vegetariano é procurar novos sabores, repetindo ou não os sabores antigos. Mas vamos atrás dos novos, pra quê se tornar vegetariano e continuar na mesmice?

A receita do queijo é de um colega de grupo no Face, Fabiu Onda, vegano ativista, que me deu um apoio grande em deixar os laticínios. A receita está em uma comunidade do Orkut (!!!) É uma das mais fáceis:

Cozinhe uma mandioquinha até amolecer, escorra a água e amasse. Retire duas colheres de sopa deste purê e coloque no liquidificador com 1 xic de polvilho doce, 1/2 xic de polvilho azedo, 3 colheres de creme vegetal OU oleo OU água (fiz com óleo) Acrescente uma colher de café de sal e o suco de meio limão. Coloque água ate ficar pastoso. É só usar em massas que serão cozidas, ou tostar na chapa para colocar no pão. Por favor, lembra queijo, mas não é queijo viu?

A massa da sfiha na verdade não é massa de sfiha (acho que eu deveria mudar o nome deste post para "parece, mas não é!") é uma massinha de farinha de trigo (infelizmente), água, sal e óleo, muito saborosa e macia. Eu encontrei no Panelaterapia, corre lá.

Fácil né? Meu recheio foi champignon picados, azeitonas, seleta de legumes, o queijo de mandioquinha e cebolinha. Fiz uma gororoba e coloquei na massinha. Para dar uma corzinha, pincelei com shoyo, óleo e um pitada de curry.

É isso. Fácil, gostoso, diferente. Por isso que é bom ser vegetariano.

Nenhum comentário: